top of page

Você precisa de psicólogo para desenvolver autoconhecimento?




Você já deve ter lido diversos textos sobre como o autoconhecimento é importante e pode te fazer bem em vários aspectos.


Esses textos também, na maioria das vezes, indicam terapia como principal ferramenta para desenvolver o tão desejado conhecimento sobre si.


Mas será que é possível desenvolver autoconhecimento sem ter que necessariamente fazer terapia?


Terapia versus Terapêutico


Pintar um quadro, dançar, fazer yoga, sair com amigos.... Todas essas coisas são práticas que podem ser extremamente terapêuticas, mas que não são terapia.


Uma ação terapêutica vai te fazer bem, aumentar sua percepção de você mesmo e te ajudar de alguma forma. Assim, existem muitas práticas terapêuticas que não são terapia.


Terapia se dá no encontro de duas pessoas, onde uma é o paciente/cliente e outra é o psicólogo/terapeuta.


Terapêutico é qualquer coisa que você faça que eleve seu nível de bem estar e ajude você a estar no mundo de forma mais verdadeira e autêntica.


Práticas de autoconhecimento fora da terapia:


Vou responder categoricamente aqui: Você não precisa de um psicólogo para desenvolver autoconhecimento!


Sei que alguns do meus colegas não iriam gostar de eu revelar isso para você, mas apesar desse desconforto que eu possa causa entre os meus colegas, eu preciso te dizer a verdade.

Uma pessoa pode desenvolver autoconhecimento de diversas formas:


Escrever um diário: a escrita é uma forma de organizar pensamentos, desenvolver idéias novas, entrar em contato com verdades difíceis de serem ditas etc...


Meditar: a meditação traz benefícios ao emocional e ao cérebro que são incontáveis, ela te deixa mais relaxado, mais presente e inclusive pode ajudar no seu sono e na sua memória.


Ter relacionamentos íntimos: uma conversa realmente franca com um amigo pode ser extremamente revelador. Relacionamentos que te desafiam e te instigam podem te ajudar muito a conhecer seu limites e potências.


Dançar: dançar é uma expressão artística que aumenta sua percepção corporal, revelando limitações do corpo e da mente; assim, uma pessoa que investiga seu corpo na dança está desenvolvendo autoconhecimento.


Praticar Espiritualidade: o autoconhecimento através da pratica da espiritualidade (que não necessariamente tem ligação com a religiosidade) se dá pelo descobrimento de como lidamos com o que é transcendental, do que acreditamos ou não, de qual é o sentido da vida para nós e etc.


A lista é infinita:


Eu poderia passar horas descrevendo ações e comportamentos que são terapêuticas e que desenvolvem autoconhecimento. Para detalhar tudo eu teria que fazer uma lista tão longa que possivelmente você não teria paciência para ler.


Inclusive, parte da graça em se descobrir é experimentar o que funciona para você e o que realmente te desenvolve na direção da sua autenticidade e identidade verdadeira.


Mas e a terapia?


“Mas Caio, se você está dizendo que é sim possível desenvolver autoconhecimento sem terapia e inclusive está dizendo que existem muitas práticas para isso, por que todo mundo recomenda terapia?”


Bom, quando eu disse categoricamente que você não precisa de um psicólogo para desenvolver autoconhecimento, eu estava falando a verdade. Porém eu realmente desconheço algum método que seja mais completo e complexo do que a terapia.


A psicologia é uma ciência que se debruça há muitos anos sobre o tema do autoconhecimento, inclusive diversos mecanismos que sabemos que existem hoje como a negação, a projeção, a formação reativa e outros, só são tão amplamente conhecidos hoje em dia por causa da quantidade de pesquisas clínicas realizadas pelos psicólogos.


A psicologia clínica tem ferramentas testadas e validadas para quebrar suas amarras e te ajudar a ter um desenvolvimento constante e realmente duradouro.


Quando você escreve num diário, você olha pra você de fora, e isso é maravilhoso, mas se a coisa está difícil de olhar, você pode simplesmente virar a página ou fechar o diário.


Um terapeuta iria perceber seu movimento de resistência e te ajudar a olhar para o que está doendo.


Às vezes meditar pode ser tão ou mais difícil do que simplesmente ficar ansioso mesmo. Eu mesmo já tive pacientes que ficaram tão frustrados tentando meditar que acabaram mais irritados do que antes da “meditação”.


Um terapeuta tem condições de te ajudar a ver que tipo de ação realmente seria catalizadora para seu processo de autoconhecimento e que ações na verdade só te atrapalhariam.


Por mais confiança que um relacionamento íntimo possa envolver, você sempre precisará contar com a capacidade da outra pessoa em ser sincera e dizer o que você precisa ouvir, e as vezes, por mais que seu amigo te ame, ele não terá coragem de te dizer certas coisas.


Eu posso te revelar que como psicólogo, geralmente tenho que dizer aos meus pacientes o que ninguém mais na vida deles tem coragem de dizer.


Haverá um bom motivo para você procurar um psicólogo para cada um dos itens escritos e também para aqueles que estão na lista que eu não escrevi, mas a grande questão aqui é: Porque você não procuraria alguém que realmente pode te ajudar a se conhecer?


Pode ser por que você estar em negação, com muita dificuldade de se responsabilizar pela sua própria vida e esperando uma receita de bolo ou uma forma mais simples que não envolva você olhando para sua história e escolhas.


Resumindo, existem muitas formas para que você possa se conhecer mais, assim como existem muitas formas de se fazer uma longa viagem. Você pode ir a pé, de bicicleta, de navio ou avião: seja qual for o meio de transporte, um dia você chega lá!


Mas quanto tempo você quer gastar no processo? E se você puder contratar um guia ao invés de tentar achar o caminho por tentativa e erro?


Quer uma forma rápida e realmente eficiente de fazer um “check-up” emocional?


Venha participar do Mergulho, que é um evento preparado para ser um intensivão de autoconhecimento.


Lá você terá muitos “guias” capacitados, pois já andaram por esses caminhos e os conhecem bem...


Todos os psicólogos do Mergulho já andaram por essas trilhas!


Beijo pro 6

Psicólogo Caio Graneiro

232 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

bottom of page