Sofrimentos comuns dos homens gays no contexto religioso (Parte 1)


Alguns sentimentos como culpa e rejeição são comuns entre os homens gays que vieram de uma formação religiosa, que tem uma visão mais condenatória da homossexualidade.


Vou destacar alguns impactos que o contexto religioso tem na vida dos homens gays.


Vem comigo?


Sensação de Inadequação: na igreja é visto como pecador, fora dela como careta. Assim, ele acaba não se identificando em nenhum ambiente.


Super compensação: na igreja ele sente que precisa ser muito mais santo que os demais, afinal tem o grande pecado da homossexualidade escondido.


Julgadores: esse homem gay é altamente rígido com ele e com o outro, e pela experiência de ter sido muito julgado, acaba tendo um olhar mais punitivo.


Busca pelo oposto: o homem gay tenta ser santo e moral e sofre por não conseguir, então, ele resolve fazer o oposto: vai usar drogas, começa a beber...


Autopunição: o homem gay ouve tanto que a homossexualidade é um pecado de morte que, quando começa a viver a sua sexualidade, busca reproduzir processos punitivos.


É como se a punição aliviasse a culpa dele de estar “pecando”.


(Continua...)



Esses são alguns dos sofrimentos que os homens gays que vivem ou viveram em um contexto religioso mais condenatório acabam sofrendo. No próximo artigo trago mais alguns.


Você se identificou com algum desses sofrimentos? Já passou por algo parecido? Conta aí nos comentários e vamos refletir juntos.


Bjpro6


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo