top of page

‘Siri’ contra a compulsão


Quando a gente está dentro do processo compulsivo, com muita angústia, acabamos nos sabotando e criando pra gente mesmo justificativas do motivo pelo qual a gente pode fazer aquilo.


Por exemplo: “Só vou me masturbar hoje porque estou muito cansado”; “Só vou comer esse bolo porque não tem outra coisa mais saudável na geladeira”; “Só vou beber essa latinha de cerveja porque hoje é sexta, dia de celebrar”...


A gente acaba se enganando e criando desculpas pra gente poder repetir o ato compulsivo mais uma vez. Por isso, a ideia é ter toda a ajuda possível. Vamos colocar a ‘Siri” para nos ajudar?


“E como fazer isso, Caio?” – É bem simples! Quando estiver bem, liste os motivos pelos quais está decidindo não repetir o ato compulsivo. Deixa salvo lá na “Siri” e pede pra ela ler para você em seus momentos de angústia.


Por exemplo, meu problema é com a bebida. Então, vou listar por quais motivos não vou mais recorrer a bebida quando estiver angustiado: “quando eu bebo perco o controle”; “descuido do meu corpo”; “me sinto envergonhado no outro dia”; “meu namorado fica triste”; “perco o horário do trabalho”…


Também é importante listar os motivos pelos quais está fazendo esse enfrentamento. Seguindo com o exemplo da bebida: Não vou beber mais… “Para conseguir lidar melhor com a minha angústia”; “Para descobrir algo sobre mim”; “Para ficar mais assertivo”; “Para conseguir lidar melhor com os meus compromissos”…


Com a lista pronta, sempre que estiver vivendo um processo compulsivo escute com atenção os motivos que listou, para que se lembre porque está tomando essa decisão, porque está sustentando aquela angústia.


Essa espécie de memorial de ajuda acaba funcionando como uma rede de apoio também. Uma forma de contar para si mesmo por que está tomando aquela decisão, para que no momento da angústia você não se engane.


Faça sua lista na ‘Siri’, na ‘Alexa’, na ‘Cortana’ ou no bom e velho papel mesmo. Mas, tenha esses motivos sempre ao seu alcance para quando estiver em um momento de angústia e ansiedade.


Conta pra mim aqui nos comentários, você tem um memorial de ajuda? Faz sentido para você criar um? Acha que pode te ajudar?


Bjpro6

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

bottom of page