top of page

Seu pai influenciou quem você é?


Você querendo ou não, gostando ou não, a resposta é: SIM! Seu pai influenciou a sua vida e você carrega as marcas das experiências que viveu com ele.


“Mas Caio, eu nem cresci com o meu pai, mesmo assim ele me influenciou?” – Sim! Porque o pai é o homem mais importante do mundo para a criança.


E mesmo um pai agressivo, violento, ausente, que foi embora, que não se importava... ele representará o homem mais importante do mundo para aquele filho.


Na primeira infância, nenhum outro homem vai influenciar tanto o filho como o pai. O pai tem o poder de influenciar e até moldar o filho, é o pai também que vai trazer perspectiva de identidade para a criança.


O pai é uma figura tão poderosa na experiência do filho, que mesmo que aquele pai não fale nada, a forma como ele se apresenta, ou sua ausência, vai ter um impacto em como aquela criança se sente.


O pai é a primeira presença masculina ou a primeira falta masculina na vida do filho. Então, não importa que tipo de pai foi o seu, ele deixou uma marca e essa marca traz impactos na nossa vida como adulto.


Se você é um homem gay, a sua experiência com o seu pai vai, possivelmente, dizer como você enxerga os seus parceiros. Se você é uma mulher lésbica, a sua experiência com o seu pai, possivelmente, traz marcas na sua relação com o masculino.


E por que estou dizendo tudo isso? Porque ao invés da gente pensar que o nosso pai nem foi tão importante assim, a gente precisa ter coragem para olhar para a nossa história e enxergar as influências e as marcas deixadas por ele.


E se você tem algum problema com essa questão, a minha Comunidade Gays Conscientes pode ser um bom espaço terapêutico para você cuidar dessas marcas. Deixa um “eu quero” aí nos comentários, que te envio mais detalhes de como participar.


Lendo esse post você conseguiu pensar em como o seu pai influenciou a sua vida? Em que tipos de marcas ele deixou em você e como isso impacta a sua vida adulta?


E se quiser ajuda para olhar e cuidar de tudo isso, lá na minha Comunidade Gays Conscientes tratamos desse e de outros temas com conteúdo, troca de experiências e exercícios práticos.


Bjpro6

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

bottom of page