• Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

Segredos Psicológicos para um emagrecimento duradouro.



Você já percebeu que para emagrecer e se manter magra você precisa de muito mais do que apenas uma reeducação alimentar?


A psicologia revela algumas ações simples que juntas formam um segredo para emagrecer de forma permanente


1) Se aceite:


Aceitação é fundamental no processo de emagrecimento, pois, através dela, você pode encarar quem de fato você é. Pode assumir suas fraquezas e usar melhor suas habilidades e deste modo se sentir pronta para ser sua melhor versão: a verdadeira.


Para praticar aceitação você pode começar se julgando menos, se fazendo menos cobranças e simplesmente abrir mão daquele seu perfeccionismo (ele é inatingível).

Sabe aquelas palavras horríveis que você diz pra você mesma quando acha que não está fazendo a coisa certa? Ou quando você não gosta daquela parte do seu corpo? Palavras como: burra, horrorosa, fraca e etc? Então, troque tudo por sentimento de compreensão e auto-compaixão.


Como? Sendo gentil consigo mesma, reconhecendo suas dificuldades e se lembrando que você pode fazer melhor na próxima vez!


A parte do seu corpo que você não gosta tanto, é apenas uma parte. Você tem outras coisas que gosta em você, além de tudo, você não é sou só um corpo.


Se eu negar quem eu sou, não serei de capaz de mudar.


2) Se goste:


Amor próprio é um dos ingredientes mais importante no emagrecimento! Com ele, você sentirá entre outras coisas, o sentimento de merecimento. Eu mereço ser mais feliz, mais bonita, mais saudável, eu mereço me cuidar...


Você pode começar a desenvolver o amor próprio sendo honesta com você! Dizer "não" quando você deseja dizer "não"! Ser verdadeira nas suas relações e não agradar o outro o tempo todo!


Você deve saber que se priorizar e ser honesta com você mesma, ira fazer você menos dependente da aprovação das outras pessoas. Quem gostar de você será pela sua melhor versão: a verdadeira.


O amor próprio te fortalecerá para chegar ao seu processo de emagrecimento.


3) Ame sua autenticidade:


Você se submete a padrões de beleza? Você deseja ser aceita pela sociedade a qualquer preço? Você se percebe ignorando sua beleza ímpar e sua autenticidade?


Já pensou que com isso, você pode perder sua identidade, dando abertura a ansiedade, medo, insegurança e frustrações.


Não faz mais sentido se submeter a padrões de beleza, até porque, o que é bonito para um, será sem graça para outro.


A beleza é algo singular, independente da forma que tem nosso corpo, cabelo, cor de pele ou idade. O que realmente ira embelezar você é a sua autenticidade.


Você pode se questionar de forma sincera a respeito do seu emagrecimento: Para que quero emagrecer?


Se a resposta for para me encaixar em algum padrão, acredite, você não conseguirá sustentar seu emagrecimento por muito tempo.


4) Se dê colo:


Você acolhe sua amiga quando ela está triste com o peso ou o corpo dela?


E quando esses mesmo sentimentos são sentidos por você?


Você se dá colo como daria à sua amiga ou se torna dura e muitas vezes até cruel consigo mesma?


Você deve começar a se acolher como alguém muito especial, assim como você cuida da sua amiga querida. Que palavras de carinho você costuma usar para sua amiga? Passe a usar essas palavras de conforto com você!


Ao se dar colo você será capaz de acolher com carinho o que não pode mudar em você e terá forças para mudar o que pode ser mudado.


Como eu consegui realizar esse processo em mim:


No meu processo de emagrecimento, eu me envolvi de forma intensa no meu autoconhecimento.


Fui para terapia e fiz muitas reflexões sobre minha auto-imagem. Lá descobri que partes de mim que eu não gostava foram construídas na minha infância, mas que eu, como adulta, era capaz de ressignificar.


Eu me “peguei” gostando de mim, mesmo antes da minha cintura afinar, do meu peso ideal chegar, do meu quadril diminuir. Senti dentro de mim, que sou mais que um corpo e automaticamente passei a me respeitar, me perdoar e consequentemente não precisei mais da comida para descontar minha ansiedade e frustrações.


Agora se você quer fazer um check-up da sua vida emocional e mergulhar de forma mais intensa em você mesma, então você precisa conhecer o mergulho.


Quando fui ao mergulho, eu tinha questões com meu corpo que achei que não conseguiria solucionar, e acredite, eu avancei limites que eu nunca imaginei conseguir ultrapassar.


Então aqui fica a minha dica, conheça o mergulho!


Ah, hoje em dia, sou uma das psicólogas do mergulho, afinal foi tão intenso pra mim que eu quis ser parte disso!


Um abraço!

Márcia Moura

287 visualizações

Telefone e WhatsApp:

 +55 11 98800-0655