Se você não tem espiritualidade, você não existe!


Calma gente, não precisa ficar bravo. Eu falei espiritualidade e não religiosidade!


Muita gente confunde religião com espiritualidade. E é um problema, porque nem todas as pessoas têm uma religião, mas é impossível ser uma pessoa e não ter uma espiritualidade, porque a espiritualidade é a relação com o todo.


Eu explico: todas as vezes que eu me sinto conectado com a natureza, com uma pessoa que eu não conheço, ou com uma experiência, por exemplo, ver um filme e me emocionar, tudo isso é a prática da espiritualidade.


A Psicologia pensa o homem como bio, psico, social e espiritual. Ou seja, todo homem tem um corpo biológico; todo homem tem um psiquismo, que são suas emoções e a forma como ele lê o mundo; todo homem está inserido em uma experiência social, que tem a ver com a sua família e com as pessoas com quem ele se relaciona; e todo homem tem o seu lado espiritual, que tem a ver com o todo, com ele está no mundo, no mundo com as coisas e com as pessoas.


Quando a gente fala de social a gente tá falando daquelas pessoas que conhecemos e convivemos. Quando falamos de espiritualidade a gente está falando da conexão com quem a gente nunca viu, da conexão com a humanidade, com os animais, da conexão com tudo aquilo que é maior que a gente.


E sim, aquela pessoa que tem uma religião ela pode praticar a espiritualidade na religião dela. Mas, uma pessoa que não acredita em religião nenhuma, nem acredita em Deus, ainda assim ela tem uma espiritualidade, ainda assim ela está em um mundo que é maior que ela, que é atribuído de sentidos e de coisas que ela não consegue explicar, ainda assim ela é impactada pelo todo, e é esse todo e essa conexão com esse todo que a gente chama de espiritualidade.


O grande problema é quando a gente mistura espiritualidade com religião. Você pode ter espiritualidade sem ir à igreja, sem praticar yoga, sem meditar, sem acender um incenso, sem ler tarot, sem consultar os espíritos, sem acreditar em Jesus e em Deus.


Agora, todas as vezes que você se conecta com algo maior do que você, seja isso a natureza, uma outra pessoa que você não conhece quando você envia uma doação, quando você fecha o olho e começa a dançar e tem uma experiência transcendental, todas as vezes que você se conecta com o todo, você está se conectando e vivendo uma experiência de espiritualidade.


Bjpro6


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo