top of page

Prazer de Realizar


No último artigo falamos sobre o Instinto da Busca e hoje vou trazer para vocês o Instinto da Resolução ou Satisfação!


Ao contrário da Busca, em que o prazer se dá no processo de buscar aquilo que se quer... no da Resolução, o prazer se dá quando você resolve, quando executa, conclui, quando realiza aquilo que estava buscando.


É o instinto que te dá prazer, por exemplo, quando você goza. Depois de chegar ao ponto alto do prazer, você retoma a um estado de equilíbrio, de relaxamento.


Ou quando você engole a comida quando está com fome, ou quando termina de lavar a louça, ou entrega o TCC da faculdade...


Então, são experiências bem distintas de prazer. Por exemplo, uma pessoa que está estimulada na experiência de Buscar, vai procurar vários parceiros e terá mais prazer na paquera do que no beijo ou sexo em si.


Já quem está mais estimulado na experiência de Resolução, terá mais prazer quando, realmente, beijar ou ficar com a outra pessoa.


Vale ressaltar que é na relação entre esses dois sistemas instintivos que começa o processo de aprendizagem, que depois vai se tornar o processo de consciência e escolha.


Então, fica a dica, às vezes terminar aquela louça na pia, finalizar o trabalho ou até arrumar a cama no começo do dia, pode dar um ‘boost’ naquela motivação que estamos precisando.


Estão gostando dessa série de artigos sobre os Instintos da Psicanálise? Estão se identificando? Tá fazendo sentido?


Aproveita e conta pra mim aqui nos comentários... Você está mais estimulado na experiência de Buscar ou de Resolução?


Bjpro6

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

Comentários


bottom of page