top of page

Por que escondemos partes de quem somos?

(Vem entender o que é a compartimentalização)



Durante a sua infância, o menino gay é discriminado pela sociedade, sofre bullying na escola, é excluído pelos amiguinhos do prédio e, na maioria das vezes, não encontra apoio ou segurança em sua família, que também o discrimina.


Assim, a criança aprende que se ela for quem realmente é, nem mesmo a própria família vai amá-la. E ela começa a ter vergonha e a esconder partes de quem ela é para conseguir ser amada. O que chamamos de compartimentalização.


Além da sexualidade, é comum o menino gay sentir vergonha e passar a esconder também a sua sensibilidade, a criatividade, o prazer em dançar, o jeito de demonstrar afeto, o gosto pela arte e qualquer outra coisa tida “como de viado”.


Por fim, passa a esconder boa parte da sua identidade e de quem é de verdade e, infelizmente, só “sair do armário” não faz todas essas coisas voltarem automaticamente.


Quando adultos, isso pode gerar em nós uma desconfiança generalizada. Nos relacionamentos continuamos tentando esconder partes de nós, por medo de sermos rejeitados.


Aprendemos a amar sendo amados. Quando não somos completamente amados naquilo que somos por nossos pais, amigos e educadores, aprendemos que amar é errado e temos uma tendência a rejeitar o amor.


E não só nos relacionamentos amorosos. Ferimos também nossa capacidade de amar e de nos amar, nossa capacidade de cultivar um amor-próprio.


“E tem como cuidar disso, Caio?” – Claro que tem! A cura para a compartimentalização e para superar essa vergonha de quem somos está em experiências de amor reparadoras, que nos ajudem a nos aceitar por inteiro. Encontre espaços de intimidade e encare a chance de se revelar.


O Mergulho, meu retiro voltado só para homens gays que acontece no mês de abril de 2023, pode ser um excelente lugar para começar. Por lá, você será ouvido, acolhido e receberá afeto de muitas formas, além de entender, trabalhar e procurar um caminho de cura para essa e outras questões. Para saber mais, só deixar um “eu quero” aqui!


Lendo esse artigo, você conseguiu identificar coisas que ainda esconde com medo de não ser amado, de ser rejeitado? Conta pra mim aqui nos comentários.


E se você quiser deixar de ter vergonha de quem você é e passar a ser nesse mundo com toda as suas qualidades e defeitos, com toda a sua potência, o meu retiro só para homens gays pode te ajudar.


Ainda temos algumas vagas para o Mergulho, deixa um “eu quero” aqui que te envio todos os detalhes de como participar desse retiro, que acontecerá em abril.


Te espero!


Bjpro6

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

bottom of page