Para o bem ou para o mal ele te marcou


Gostando ou não, querendo ou não, assumindo ou não, você carrega as experiências que viveu com o seu pai. Mesmo que ele tenha sido um pai ruim ou bom, presente ou ausente, mesmo que você nunca tenha conhecido o seu pai.


“Nossa Caio, mesmo que eu nunca tenha conhecido meu pai ele ainda tem impacto sobre mim?” – Sim! Porque a ideia de pai é maior do que a pessoalidade de um pai. Então, quando alguém é deixado pelo pai, ela tem a marca do desejo de ter tido um pai. Quando a pessoa tem um pai ruim, ela tem a marca da esperança e do desejo de ter um pai bom. Quando esse pai foi bom por um tempo, mas depois foi embora, ela fica com a marca da falta. E quando esse pai foi bom, a pessoa fica com uma marca de valor e de afeto.


A questão é que não importa que tipo de pai foi o seu, ele deixou uma marca e essa marca traz impactos na nossa vida como adulto.

Se você é um homem gay, a sua experiência com o seu pai vai, possivelmente, dizer como você enxerga os seus parceiros. Se você é um homem hétero, a sua experiência com o seu pai vai dizer como você enxerga a sua masculinidade. Se você é uma mulher hétero, a sua experiência com o seu pai vai impactar nas suas relações e na forma como você vê os seus parceiros. Se você é uma mulher lésbica, a sua experiência com o seu pai, possivelmente, traz marcas com a sua relação com o masculino.


E essa reflexão é para dizer que, ao invés da gente fugir, ignorar ou pensar “Ah, meu pai nem foi tão importante assim”, a gente precisa ter coragem olhar para a nossa história e nos perguntar: “Quais foram as marcas que meu pai deixou em mim?”, “Quais impactos a minha relação com essa primeira figura de afeto masculina teve sobre mim?”.


E é sobre isso que nós vamos falar ao longo desta semana. Se ao ler esse texto você teve alguma lembrança da sua infância ou da relação com o seu pai e quiser dividir com a gente, eu terei o maior prazer em ler e acompanhar os insights de vocês.



E você homem gay, já se inscreveu para a minha Comunidade Gays Conscientes? Vem ser mais consciente com a gente!


Bjpro6



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo