top of page

Não tem coisa pior do que viver uma vida sem ser você


Por muitos anos da minha vida eu tentei não ser eu, vivi fugindo de quem eu era. E posso dizer, com propriedade, a reflexão do Psi Confronta de hoje.


Eu fui criado por pais evangélicos, dentro da igreja e para ser pastor. Por muito tempo me senti uma fraude, abdiquei da minha sexualidade e tive muito medo de ser rejeitado pelos meus amigos e familiares.


Eu era alguém bem impotente, escondido, bem dentro do armário. Até que fui avançando e lá pelos meus 20 anos decidi que eu tinha que ser alguém de verdade. Que não era justo comigo, nem com a minha história, que tivesse uma vida inteira de mentira.


Quando eu me assumi gay, eu passei a abraçar aquilo que era eu, a minha espontaneidade, a minha coragem de ousar, em ser diferente. Me assumir gay e ter orgulho de mim passou a ser uma grande força.


Se eu fui rejeitado? Claro que sim! Perdi amigos e familiares, foi um momento muito difícil. Mas, depois de um tempo, as pessoas que me amavam de verdade, retornaram. E, o mais importante, fiz muitos amigos, descobri pessoas incríveis, que estavam dispostas a me amar como eu era. E foi a primeira vez que me senti amado de verdade.


Nesse processo, fui descobrindo que me assumir gay era assumir também coisas que eu levei para o armário, porque achava que eram “coisas de viado”, como tocar piano, compor músicas, pintar, escrever poesias...


Eu não conheço a sua história, não sei dos seus medos e receios. Mas, quero dizer que há uma força em ser quem a gente é, há esperança, há também prazer e há muita vida. Quero com essa reflexão te incentivar a hastear a sua bandeira, a ter orgulho das suas cores e a não se envergonhar mais de quem você é. A sua potência e a sua força estão na sua verdade!


Espero que minha história possa ajudar positivamente alguém que esteja vivendo no armário, ou parcialmente dentro dele e ainda tem dúvidas se vale a pena chutar essa porta e viver aqui fora.


E se quiser conferir se está totalmente fora do armário, tem esse teste bem bacana: “Você está mesmo fora do armário?”.


Bjpro6

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

bottom of page