top of page
Foto do escritorCaio Graneiro

Livros que todo terapeuta iniciante deveria ler


Esta é uma lista de livros que eu indico para todas as pessoas que vão começar a atender na clínica, pois acho que eles dão um panorama amplo sobre a clínica e podem ajudar com aquelas dúvidas e inseguranças de início de atendimento. Confira!




1. “Psicoterapia Dinâmica Intensiva Breve” – David Malan


É um livro daqueles que descreve exatamente o que você tem que fazer quando está com um paciente. Ele é um método um pouco diferente para quem se formou no Brasil, porque tem uma pegada mais expressiva e alguns terapeutas podem estranhar. Mas, traz descrições detalhadas de casos clínicos, explicações teóricas e um “como fazer” e “porque fazer”.



2. “FAP – Psicoterapia Analítica Funcional” – Robert J. Kohlenberg e Mavis Tsai


Este é um livro de psicologia comportamental, e você pode pensar: “Ué, mas você acabou de indicar um livro de psicanálise”. Pois é, um bom terapeuta deve ter um olhar clínico generalista. Mesmo que tenha a sua abordagem é importante conhecer o que outras abordagens estão dizendo. E a FAP, ao contrário da primeira indicação, é um livro muito suportivo, também tem casos clínicos e vinhetas que ensinam o que fazer, só que com um olhar muito mais acolhedor do que o olhar expressivo do livro anterior.


3. “Psicologia das Massas e Análise do Eu” – Sigmund Freud


É um estudo do Freud para pensar as instituições. E, dificilmente, você vai ter um paciente que não está inserido em uma instituição, seja uma igreja, uma organização de trabalho, a própria família... Um terapeuta deve ler esse livro para que tenha um olhar amplo e abrangente sobre aquela pessoa nas suas relações sociais.


E é Freud, né gente? Não dá para ser terapeuta e nunca ter lido Freud!

4. “O Mundo de Sofia” – Jostein Gaarder


Eu sei que “O Mundo de Sofia” não é um livro de psicologia. Mas, é impossível ser um bom psicólogo se você não tem algum repertório filosófico. Para entender questões existenciais e como a pessoa chegou até ali a partir dos seus valores e ideias. Então, o livro é uma maneira de conhecer um pouco de filosofia de um jeito leve, divertido e que te dá um panorama geral. Psicólogo clínico tem que ter repertório cultural.


5. “História da Sexualidade 2” – Foucault


Psicólogo clínico tem que entender de sexualidade. Não dá para abrir um consultório e não está pronto para as demandas que vão aparecer. E para começar a pensar em sexualidade a gente tem que ler Foucault. “História da Sexualidade 2” é um livro fácil e gostoso de ler, que dá uma visão da sexualidade muito interessante e vai te ajudar a ter um olhar mais abrangente na clínica.


Já leu algum dos livros indicados? Todos? Nenhum?


Aproveita aí os comentários para falar o que achou das obras, como elas te ajudaram no seu dia a dia na clínica, afinal, o “De Psi pra Psi” é um canal para nós, terapeutas, trocarmos ideias, opiniões e nos desenvolvermos!


E se tem algum tema que gostaria que fosse abordado na sessão “De Psi pra Psi” deixa aqui nos comentários também.


Bjpro6!

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page