top of page

Livros que todo terapeuta iniciante deveria ler


Esta é uma lista de livros que eu indico para todas as pessoas que vão começar a atender na clínica, pois acho que eles dão um panorama amplo sobre a clínica e podem ajudar com aquelas dúvidas e inseguranças de início de atendimento. Confira!




1. “Psicoterapia Dinâmica Intensiva Breve” – David Malan


É um livro daqueles que descreve exatamente o que você tem que fazer quando está com um paciente. Ele é um método um pouco diferente para quem se formou no Brasil, porque tem uma pegada mais expressiva e alguns terapeutas podem estranhar. Mas, traz descrições detalhadas de casos clínicos, explicações teóricas e um “como fazer” e “porque fazer”.



2. “FAP – Psicoterapia Analítica Funcional” – Robert J. Kohlenberg e Mavis Tsai


Este é um livro de psicologia comportamental, e você pode pensar: “Ué, mas você acabou de indicar um livro de psicanálise”. Pois é, um bom terapeuta deve ter um olhar clínico generalista. Mesmo que tenha a sua abordagem é importante conhecer o que outras abordagens estão dizendo. E a FAP, ao contrário da primeira indicação, é um livro muito suportivo, também tem casos clínicos e vinhetas que ensinam o que fazer, só que com um olhar muito mais acolhedor do que o olhar expressivo do livro anterior.


3. “Psicologia das Massas e Análise do Eu” – Sigmund Freud