top of page

Depressão ou opressão?

Quer saber a diferença de alguém que está oprimido para alguém que está deprimido? Vem comigo que vou te explicar.



A depressão é uma doença que paralisa a pessoa de dentro pra fora. É algo que vai se acinzentando por dentro. Por exemplo, uma pessoa que tá deprimida, ela pode ir a um parque de diversão, viajar, ou fazer uma coisa que adora, mas ela não vai encontrar graça naquilo. Ela não vai ver brilho, porque ela internamente tá cinza.


Já a opressão vem do outro. É o outro que oprime, é o externo. Exemplificando: a pessoa acorda todo dia pra ir a um trabalho que odeia, ou está em uma relação que só a põe pra baixo o tempo todo, num relacionamento tóxico, ou tem uma família que não aceita quem ela é, ou não tem amigos verdadeiros.


Aí essa pessoa vai ficando desmotivada, sem vontade de ir pra vida, não porque ela tá quebrada por dentro, porque tem alguma coisa química não funcionando dentro dela, não porque ela tá deprimida, mas porque ela tá oprimida por uma vida que tá chata, que não tem cor, que não tem motivação.


Às vezes, a pessoa tá tomando remédio pra ajudá-la a suportar uma vida que não deveria suportar. O que ela precisa de verdade não é um tratamento pra depressão, é ajuda pra transformar a própria realidade, pra que ela possa ter vontade de estar na vida. Ela não tá deprimida, ela tá oprimida pelas condições da vida.


Condições essas que, se ela mudar, ela vai voltar a ter motivação. É comum a gente confundir porque os sintomas da depressão e da opressão são muito parecidos. Uma falta de vontade, de libido, de energia, uma tristeza.


Muito mais do que medicação, essa pessoa precisa de terapia, de alguém que a ajude a transformar a realidade que tá chata e sem graça em uma realidade mais atraente. Talvez ela precise de ajuda pra mudar de emprego, pra terminar um namoro, pra deixar de ser emocionalmente dependente, pra conseguir dizer não, pra ser ela mesma...


Esse post é um convite pra que você pare e pense. “Eu tô quebrado por dentro, tem algo quimicamente que não tá funcionando em mim e eu preciso de remédio ou tudo à minha volta tá uma droga e eu preciso de ajuda pra transformar o que tá fora?”.


Se lendo esse post você pensou: “Puxa, acho que eu tô oprimido e não deprimido”. E se você precisa de ajuda pra cuidar disso, manda uma mensagem pra mim, pede uma indicação, posso te indicar um terapeuta bacana pra te acompanhar e pra avaliar se você tá no processo de depressão ou se você tá oprimido e precisa de força pra lutar pra transformar a sua vida.


O mais importante é que você não fique sem ajuda e não viva uma vida que não vale a pena ser vivida. Todo mundo merece ter uma vida que vale a pena ser vivida. Pra isso, você precisa transformar a sua realidade. E a terapia pode te ajudar e muito nesse processo.


Se precisar de indicação, já sabe, né? Me envia uma mensagem ou deixa um “eu quero” aqui nos comentários que te indico um bom terapeuta pra te ajudar a transformar essa realidade que está te oprimindo.


Não fica sem ajuda, tá?


Bjpro6

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

Comentários


bottom of page