top of page

Como ter uma vida com mais sentido?


Você também já se pegou pensando ‘qual é o sentido da vida?’. Muitos filósofos e religiões já tentaram trazer respostas sobre essa questão. Eu não pretendo te dar uma resposta, mas sim trazer uma perspectiva da psicologia e refletir sobre como podemos ter uma vida com mais sentido.


Muitas pesquisas apontam que existem três instâncias da vida que são responsáveis por proporcionar uma vida com mais sentido, com mais bem-estar e senso de propósito. São elas: a beleza, a bondade e a verdade. Vou explicar um pouquinho sobre cada uma delas. Bora lá!


Uma experiência com a beleza pode ser, por exemplo, um momento de contato com a natureza, em que você vê uma paisagem muito bonita, um pôr do sol inesquecível, lembra desses momentos e pensa como você se sentiu, como essa experiência atravessou seu corpo.


Uma paciente, uma vez, estava em crise com a própria vida e foi viajar para a Turquia. Lá ela presenciou os sinos de uma igreja tocar de uma maneira tão linda, que aquela experiência com a beleza a fez refletir e buscar um novo caminho para a vida dela.


Agora, vamos pensar na experiência com a bondade, não precisa ser algo significativo, pode ser simples, como quando você chega em casa com fome e o seu namorado, irmão, mãe, preparou uma comidinha gostosa para você e isso faz com que você se sinta tocado pela bondade humana.


Ou quando você ajuda alguém que está precisando, ou é ajudado por um amigo... A experiência com a bondade tem duas vias, a de quem está fazendo a bondade e de quem está recebendo, ambas proporcionam uma sensação boa e faz com que você se sinta bem e acolhido.


E a terceira instância têm a ver com a verdade. Eu vou dar um exemplo pessoal: por anos eu me senti rejeitado, até que um dia conversando com uma pessoa especial eu contei sobre como me sentia sozinho, ela me abraçou e disse “Caio, agora você não tá mais sozinho, porque eu estou com você”.


A experiência com aquela verdade, de que eu tinha sido sozinho, mas que não era mais, mudou o jeito que olhei para a minha vida a partir dali. Daquele momento em diante eu segui minha caminhada tendo certeza de que fui sozinho, mas não era mais.


Todo mundo, em algum momento, já viveu alguma dessas experiências. E quando você se sentir perdido na vida, é importante que se lembre dessas experiências e mais do que isso, que exercite a beleza, a bondade e a verdade, porque elas vão te ajudar a ter uma experiência na vida com muito mais significado.


Fez sentido para você? Já tinha parado para pensar como essas experiências com a beleza, a bondade e a verdade trazem mais sentido para as nossas vidas?


Alguma experiência com algumas dessas instâncias te marcou e fez você repensar os seus caminhos? Conta pra mim aqui nos comentários e vamos trocar vivências.


Bjpro6