top of page

Como as principais crenças do mundo enxergam a homossexualidade


1. Catolicismo


Mesmo sem registro bíblico de Jesus Cristo citando a homossexualidade, os católicos condenam as relações homossexuais. Atualmente, o Papa Francisco tem sinalizado uma posição mais receptiva aos fiéis gays.


2. Protestantismo


Segue a tradição católica de condenar. Mas, nos anos 1960 deu margem ao surgimento da teologia inclusiva. Dinamarca e Holanda, os primeiros países a legalizarem o casamento gay, são de maioria protestante.


3. Espiritismo


O espírito não tem sexo e pode ter várias encarnações, habitando corpos de homem ou de mulher e amando pessoas do mesmo gênero. A principal orientação é que utilize a sua energia sexual respeitosamente e com dignidade.


4. Religiões de matriz africana


Historicamente marginalizadas, essas religiões são muito mais tolerantes. Há divindades andrógenas ou de caráter bissexual e sempre existiram homossexuais entre seus líderes religiosos.


5. Judaísmo


Ortodoxos e conservadores consideram uma “abominação”. Progressistas aceitam e permitem que homossexuais se tornem rabinos, e setores reformistas celebram casamentos gays.


6. Budismo


Buda não fala especificamente em homossexualidade. Em um dos cinco preceitos ele afirma que leigos devem evitar condutas sexuais erradas e que o ato sexual deve ser consensual e afetuoso.


7. Islamismo


O livro sagrado da fé, o Alcorão, condena. A homossexualidade é criminalizada nos países de maioria muçulmana e em algumas nações há até a pena de morte.


8. Hinduísmo


Não há um único entendimento na religião. Muitos hindus enxergam a homossexualidade como uma das diversas formas de amor. Outras tradições, dizem que é crime punível.



Ainda há muito preconceito em algumas religiões, mas também há acolhimento em tantas outras, ou em vertentes mais progressistas das religiões tradicionais.


Você tem alguma religião? Como ela encara a homossexualidade?


Bjpro6


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

bottom of page