1. Catolicismo
Mesmo sem registro bíblico de Jesus Cristo citando a homossexualidade, os católicos condenam as relações homossexuais. Atualmente, o Papa Francisco tem sinalizado uma posição mais receptiva aos fiéis gays.
2. Protestantismo
Segue a tradição católica de condenar. Mas, nos anos 1960 deu margem ao surgimento da teologia inclusiva. Dinamarca e Holanda, os primeiros países a legalizarem o casamento gay, são de maioria protestante.
3. Espiritismo
O espírito não tem sexo e pode ter várias encarnações, habitando corpos de homem ou de mulher e amando pessoas do mesmo gênero. A principal orientação é que utilize a sua energia sexual respeitosamente e com dignidade.
4. Religiões de matriz africana
Historicamente marginalizadas, essas religiões são muito mais tolerantes. Há divindades andrógenas ou de caráter bissexual e sempre existiram homossexuais entre seus líderes religiosos.
5. Judaísmo
Ortodoxos e conservadores consideram uma “abominação”. Progressistas aceitam e permitem que homossexuais se tornem rabinos, e setores reformistas celebram casamentos gays.
6. Budismo
Buda não fala especificamente em homossexualidade. Em um dos cinco preceitos ele afirma que leigos devem evitar condutas sexuais erradas e que o ato sexual deve ser consensual e afetuoso.
7. Islamismo
O livro sagrado da fé, o Alcorão, condena. A homossexualidade é criminalizada nos países de maioria muçulmana e em algumas nações há até a pena de morte.
8. Hinduísmo
Não há um único entendimento na religião. Muitos hindus enxergam a homossexualidade como uma das diversas formas de amor. Outras tradições, dizem que é crime punível.
Ainda há muito preconceito em algumas religiões, mas também há acolhimento em tantas outras, ou em vertentes mais progressistas das religiões tradicionais.
Você tem alguma religião? Como ela encara a homossexualidade?
Bjpro6
Comments