top of page

Coisas sobre sexo que ninguém te contou e que você não aprende no X-TUBE


Essa semana participei de uma conversa sobre sexo numa roda de amigas que me deixou bastante reflexiva. Quanto sofrimento compartilhado! Daí fiquei me lembrando de situações que já vi em consultório, das neuras que eu mesma já tive nessa vida, em todos os desabafos que já ouvi...


Se pudéssemos repensar determinadas certezas e posturas que temos em relação ao sexo nosso de cada dia, nossa vida seria tão menos complicada... Você não acha?

As pessoas gostam mesmo das coisas mais curiosas possíveis (e tudo bem!) Muitas pessoas tem taras/fantasias que julgam exóticas, bizaras, nojentas e tão incomuns pra elas, que nunca contariam a ninguém. Mas, se não colocam em risco a integridade física e psicológica de outras pessoas, se não traz sofrimento/dano pra nenhuma das partes, se não causam comprometimento em nenhuma área da vida, essas particularidades não tem que necessariamente serem tachadas como algo errado, terrível, vergonhoso, quase como uma doença.


Talvez possamos olhar como algo simplesmente nosso, e ponto. Sem atribuir tanto juízo de valor, sabe?


Os nossos gostos, manias, visão de mundo e, porque não, também os nossos fetiches, de algum modo tem sua base em nossa história de vida. E nenhuma história é igual a outra. Nós somos amplos, diversos, complexos demais. Não haveria como esperar que no campo da sexualidade isso fosse diferente. Não há como padronizar nossas fantasias e desejos, não há um manual a seguir. Então, celebremos esse mundo imenso de possibilidades que levamos dentro! Que possamos vivê-lo sem culpa.

Mas também... não nos esqueçamos que sexo não é só festa... Sexo nem sempre é sinônimo de simples e fácil

Um momento prazeroso a dois (ou mais, quem sabe?) exige sensibilidade e desejo de exploração da nossa parte. É sempre descoberta e experimentação. E nem todas elas são mágicas, incríveis. Algumas podem ser bem difíceis, na verdade. E não se culpe por isso.


Toda interação humana tem potencial pro desencontro também, mas estes podem ser alinhados. Pra além dos simples desencontros, também