top of page

7 Sinais de que você está carregando traumas da infância


1. Medo de se expressar


Crianças que sofreram bullying ou foram muito repreendidas por pais e professores, tendem a ser adultos mais introvertidos, que têm medo de se expressar em público.


2. Agressividade e impulsividade


Casos de violência doméstica ou escolar, ou vivências em ambientes violentos podem potencializar no futuro características como intolerância, impaciência e crises de raiva.


3. Baixa autoestima


Quando familiares ou amigos apontam muitas falhas para a criança, ela tende a crescer e enxergar somente as coisas ruins da sua personalidade, desacreditando de si mesma.


4. Dificuldade de ter bons relacionamentos


Alguns traumas fazem com que o adulto tenha mais tendência a desenvolver relacionamentos complicados, muitas vezes, violentos, tóxicos, abusivos e autodestrutivos.


5. Sentimento de culpa


Ter uma criação restritiva, receber pouco afeto durante o crescimento ou ter muitas responsabilidades desde pequeno, gera no adulto uma sensação constante de culpa.


6. Resistência à autoanálise


Para evitar relembrar experiências negativas e sofrimentos da infância, o adulto tende a não pensar sobre si mesmo, negando se aprofundar no autoconhecimento.


7. Dificuldade de se emocionar


Quando a emoção se torna um obstáculo para o adulto, que faz de tudo para não sentir suas dores e emoções, pode indicar um trauma, geralmente, relacionado à criação familiar.



Vale ressaltar, que os comportamentos não acontecem da mesma maneira para todas as pessoas e nem todos os sinais surgem do mesmo trauma ou é originado nessas experiências angustiantes.


E você? Já identificou esses ou outros sinais, que podem estar relacionados com a sua infância?


Compartilha comigo aí nos comentários e vamos trocar experiências e vivências sobre o tema.


E se tiver interesse em se aprofundar nessas questões, estou disponibilizando de maneira gratuita a “Aula de compartimentalização", que aborda o tema.


Bjpro6

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

bottom of page