top of page

5 Diferenças entre religião e espiritualidade


1. Deus


As religiões costumam ter um Deus criador, um líder, que é adorado pelos seus seguidores. A ideia de “Deus” na espiritualidade é mais ampla e pode ser a energia do universo, o sentido da vida, a força da natureza ou até não ter a ideia de Deus.


2. Dogmas


As religiões, geralmente, possuem doutrinas, que devem ser seguidas pelos seus fiéis. Já a espiritualidade pode estar associada a diversas práticas, que não, necessariamente, estão ligadas a alguma religião.


3. Verdades Absolutas


Ao contrário das religiões, que dizem no que você deve acreditar, a espiritualidade permite que você seja livre para buscar e encontrar a sua própria verdade, mesmo que ela seja não acreditar em nada.


4. Poder de escolha


As religiões costumam afirmar que só vivendo seguindo determinados ritos você será feliz. Na espiritualidade, cabe a você encontrar a melhor maneira de viver e de ser feliz.


5. Pecado


Ao invés de ter uma lista do que se pode ou não fazer para não cometer um pecado, como muitas religiões pregam, a espiritualidade te convida a perceber as reações provocadas pelos seus próprios atos.


É importante frisar que é possível praticar a espiritualidade dentro da religião, mas você não precisa da religião para praticar a sua espiritualidade.


Pessoal, a ideia desse artigo não é ir contra nenhuma religião, nem dizer se é certo ou errado ter alguma ou não. É só para refletir sobre as diferenças desses conceitos que acabam se misturando.


Você pode ser uma pessoa espiritualista e não ter nenhuma religião, ou ir toda a semana na igreja/templo/terreiro para cumprir uma obrigação social e não ser espiritualista.


Bjpro6


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

bottom of page