5 Dicas para superar a vergonha


A vergonha é tão forte que pode impactar a vida de uma pessoa de diversas maneiras. E ela é experimentada por todos nós em algum momento da vida.


Mas, especialmente, por pessoas que viveram algum trauma, ou vivem em dependência, ou sofrem de doenças estigmatizadas. Por isso, listei a seguir algumas dicas para te ajudar a superá-la.


1. Viva em comunidade


Procure relacionamentos ou lugares seguros. A vergonha começa a desaparecer quando é compartilhada em ambientes saudáveis e seguros.


2. Compartilhe a sua vergonha


Não guarde esse sofrimento para você. Compartilhe a sua história, escreva sobre a vergonha, crie músicas, obras de arte... Você pode encontrar cura quando coloca a vergonha no mundo de alguma forma.


3. Seja mais amoroso consigo mesmo


O que diria a um amigo que estivesse vivendo as mesmas coisas que você? Comece a se cobrar menos e a ser mais amoroso e cuidadoso consigo mesmo. Assim como seria com um amigo querido.


4. Viva pequenos riscos


Tente fazer algo que seja difícil. Se tiver sucesso, terá esperança de poder fazer mais do que pensava. E se der errado, vai perceber que o fracasso não é o fim do mundo.


5. Acredite na cura


Saiba que a mudança é possível e que você pode confiar em si mesmo, nas suas escolhas e viver o que você acredita.


E caso a vergonha esteja controlando a sua vida e você acredite que precisa de ajuda, peça! Converse com um amigo, procure um profissional ou atividades terapêuticas.


Bjpro6


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo