5 dicas para praticar a parresia


Falar de maneira franca e verdadeira sempre, como um modo de vida, não é algo simples, ainda mais nos dias de hoje, em que somos julgados e cancelados a todo o momento.


Por isso, listei algumas dicas de como praticar, dia a dia, a parresia e se tornar um parresiasta, ou seja, alguém autêntico, que vive aquilo que pensa e diz.


1. Seja Corajoso


Tenha coragem para falar tudo de maneira clara e sincera, sem meias-verdades ou interferências.


2. Fale o que pensa


A fala franca tem que constituir efetivamente a sua opinião pessoal, tem que estar de acordo com aquilo que você pensa e faz.


3. Vá até o final


Fale a sua verdade por inteiro. Assuma o risco de dizer tudo até o fim, sem esconder partes ou correr no meio do discurso.


4. Questione


A parresia não existe de forma sozinha, sem a relação com o outro. Não existe fala franca sem questionamento, sem troca.


5. Cuide da forma, mas não do conteúdo


Às vezes, na tentativa de não magoar o outro, as pessoas mudam a verdade delas. Quando é possível dizer a verdade de um jeito cuidadoso, afetuoso e carinhoso.


Ser verdadeiro tem um preço. Mas, viver uma vida sem autenticidade é o preço mais caro que alguém pode pagar.


Nos últimos dias estamos falando sobre parresia e como ela pode ser importante para nos ajudar a nos tornar mais autênticos e ter orgulho daquilo que somos e pensamos. Por isso, no Psi Ensina de hoje trago algumas dicas, para que você também escolha ser um parresiasta.


E se você é um homem gay e quer ser mais autêntico, participe da minha Comunidade Gays Conscientes.

Te espero.

⠀ Bjpro6

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo