top of page

Você foge do Amor?


Esses dias estava refletindo do porquê nós temos tanto medo e costumamos fugir quando alguém começa a gostar da gente. E resolvi trazer uma contribuição da psicanálise para pensar sobre esse tema...


Winnicott afirma que o medo de perder o objeto de amor é muito mais sofrido do que não ter sido amado. Porque, às vezes, a gente tá mais acostumado a lidar com a indiferença, com a rejeição, do que lidar com o fim de um relacionamento.


Aí quando alguém começa a se interessar pela gente, a demonstrar afeto, já ficamos tensos, ansiosos, pensando vai que eu acredito nesse afeto, me jogo, e depois de um tempo fico sem esse afeto? E o medo de perder pode me impedir, inclusive, de viver esse amor!


Também tem outro ponto, a questão da autoestima! Costumamos pensar que se alguém nos conhecer por inteiro, sem máscaras, sem filtros, com todos os nossos defeitos e dificuldades, essa pessoa não vai conseguir nos amar.


Então, a gente acaba ficando só na superficialidade, sem mostrar quem somos por inteiro, e quando alguém se interessa pela gente, nossa primeira reação é se proteger, porque temos tanto medo de ter o amor e depois perder, que a gente se boicota e acaba perdendo a chance de viver essa relação.


Todo mundo tem medo de se machucar, mas algumas pessoas se paralisam por esse medo de perder o amor, e outras pessoas, apesar do medo, avançam e vão viver uma nova experiência. Claro que, nem sempre a experiência é maravilhosa, às vezes, a pessoa se machuca, mas em outras tantas ela se cura, encontra afeto, troca e constrói uma relação saudável.


Temos que quebrar esses padrões patológicos de preferir quem é ‘difícil’, quem não gosta da gente, esse processo de baixa autoestima que começa lá na infância, quando temos que lutar pela atenção dos nossos pais, e que vai se perpetuando. Temos que alterar esses primeiros modelos de afeto e estabelecer modelos novos e mais saudáveis.


Não tenha medo de se revelar, todo mundo tem sombras. Eu acredito e aposto em relações em que a gente pode ser de verdade, porque quando alguém gosta da gente, gosta de quem a gente é por inteiro.


Então, da próxima vez que alguém começar a gostar de você, ao invés de fugir, se abra para esse novo começo, mesmo que seja difícil! Acredite,