top of page

Dúvidas a respeito do processo de psicoterapia :

O que você precisa saber para começar psicoterapia.




Para quem se destina a psicoterapia?


A maioria das pessoas pode se beneficiar da terapia, porém, é comum que no consultório cheguem dois públicos.

Existem aquelas pessoas que estão passando por um momento de crise que pode ser o enfrentamento de alguma situação difícil, uma perda de um familiar, o término de um namoro, uma crise intensa de ciúme, dificuldade para se ajustar em um novo país entre outros . Para essas pessoas a terapia pode funcionar para ajudar a resolver a questão específica da crise.

Outras pessoas vêm à terapia para autodesenvolvimento. Essas pessoas não estão necessariamente passando por nenhuma crise em suas vidas, mas querem fazer mudanças em si mesmas, se descobrir , se sentir mais seguras e etc.

Em ambos, os casos a terapia pode funcionar como catalisador para acelerar as mudanças que as pessoas desejam.


Por quanto tempo uma pessoa precisa ficar em terapia?


Não existe um tempo padrão , afinal cada pessoa é diferente. Por exemplo, quando uma pessoa procura a psicoterapia por uma questão pontual, o trabalho pode ser feito de forma breve e focal. Assim, em poucos meses, a pessoa pode ter sua questão resolvida e não precisar mais de terapia.

Porém, em minha experiência, muitas pessoas mesmo depois de não terem mais uma demanda específica querem continuar a frequentar a psicoterapia por gostarem do processo e por quererem investir mais em auto-conhecimento.

O importante é o psicólogo ter em vista o desenvolvimento da autonomia do paciente. Eu não acredito em uma psicoterapia que faz o paciente depender do terapeuta pra sempre, mas sim em um processo que o faça cada vez mais livre e independente.


Vou falar sozinho ou o terapeuta também vai interagir?


Dentro da psicologia existem várias abordagens diferentes, algumas mais ortodoxas que outras. Em algumas dessas abordagens o terapeuta realmente faz pouquíssimas intervenções.

Eu sou um psicólogo que acredita na terapia como um encontro de duas pessoas. Assim, a construção da melhora do paciente é feita por um trabalho conjunto. Não acredito em uma terapia onde o paciente trabalhe sozinho.

Atendo num referencial teórico onde o continuum suportivo-expressivo é utilizado para dar o suporte que o paciente precisa sem deixar de confrontá-lo quando for preciso para que ele evolua e melhore.


Que tipo de conselho o psicólogo deve dar?


Do meu ponto de vista um bom psicólogo não deve dar conselhos. Ao invés disso deve fazer as perguntas certas para que o paciente reflita e encontre as respostas por conta própria.

Penso que os amigos servem para dar conselho, já o psicólogo deve ir além de apenas confortar e incentivar; deve ajudar o paciente a olhar para seus lugares difíceis e se aprofundar em suas questões. Deve estar ao lado do paciente sem medo de desáfia-lo a progredir, afinal, nosso trabalho é ensinar o paciente a construir seu próprio caminho e estar ao lado dele durante esse processo.


Custa caro fazer terapia?


Acredito que a terapia é um investimento, você investe em sua saúde emocional e vê o retorno depois de um tempo. Algumas pessoas economizam o dinheiro da terapia por tanto tempo e não percebem que estão acumulando seu dinheiro, mas sem qualidade de vida e felicidade.

Investir em sua própria qualidade emocional é o maior investimento que alguém pode fazer, pois , diferente das ações no banco que oscilam e podem desvalorizar a qualquer momento, o investimento feito em autoconhecimento nunca desvaloriza, nunca é perdido.


A religião não é suficiente?


Já tive pacientes que se sentiram culpados por ter uma religião e precisar de ajuda de um psicólogo. É importante saber que a religião não é inimiga da psicologia e nem o contrário. A religião deve cuidar do espírito, daquilo que é transcendental. Já a psicoterapia vai cuidar das emoções.

Assim como você vai ao médico quando tem febre ou dor de garganta, deve procurar um psicólogo se está com problemas emocionais.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

bottom of page