Sempre que falo sobre compulsão por aqui, recebo um monte de comentários com a mesma dúvida: “Como vou saber se é compulsão ou não, Caio” – Então, para tentar exemplificar, trouxe algumas dicas para ajudar você a identificar se o seu comportamento é compulsivo. Bora lá!
1. Perder o controle
Tentar reduzir, parar, diminuir a frequência, ficar menos tempo e, simplesmente, não conseguir nem reduzir, nem parar, nem nada.
2. Não resistir
Você combina com você mesmo que hoje não vai mais beber, que não vai assistir à temporada inteira da série, que não vai se masturbar... Mesmo assim, não consegue resistir e vai lá e faz!
3. Fazer mais que o combinado
O combinado com você mesmo é só se masturbar uma vez, ou beber uma latinha, só assistir 10 minutos do filme pornô, comer só um brigadeiro... E no final, você passou horas se masturbando, bebeu mais de 10 latas, assistiu duas horas de filme e comeu todos os brigadeiros.
4. Perder a noção de tempo
Na sua cabeça você só ficou 20 minutos se masturbando, só tomou dois copinhos, só assistiu um episódio, mas quando se dá conta foram duas horas se masturbando, mais de 10 copos, a temporada toda da série...
5. Ter vontade em momentos inapropriados
Querer fazer algo em um ambiente ou momento inoportuno. Por exemplo: querer se masturbar no trabalho, ou não conseguir focar nos estudos porque está pensando na série ou no que vai comer, beber durante o expediente...
6. Mudança de humor
Ficar muito irritado, bravo, mudar completamente o humor se não conseguir naquele momento assistir à série, o filme pornô, se masturbar, beber, fumar...
7. Deixar as atividades sociais de lado
Ao invés de almoçar com a família, ir em um aniversário ou sair com os amigos, preferir ficar em casa e se masturbar, ou assistir ao filme pornô, ou a série do momento...
Se você percebe que está se vendo assim, não deixa de buscar ajuda, manda um “eu quero” que eu te indico um terapeuta pra te ajudar nesse processo.
Fez sentido para você? Se identificou com algum ponto? Percebeu que seu comportamento pode sim ser compulsivo e quer ajuda? A terapia é um bom caminho.
Se precisar da indicação de alguma terapeuta, deixa um “eu quero” aqui nos comentários, me envia uma mensagem que te indico um bom profissional.
Bjpro6
Comments