Você foi sim uma criança insuficiente


Você já sentiu que não era suficiente para os seus pais? Sim? Então, vem refletir comigo... O que é um filho insuficiente? Aquele que não corresponde as expectativas dos pais, certo?


Mas, o que uma criança é capaz de dar aos pais? Um bebê não é capaz de dar nada aos pais! A única coisa que um bebê pode dar para os pais é a oportunidade de que eles se tornem as pessoas mais importantes na vida daquela criança.


Então, se você se sentiu insuficiente, era porque você era mesmo. Mas, vou te contar uma novidade: toda criança é insuficiente! Porque é próprio da experiência infantil não ser suficiente para oferecer nada.


Quando você falha, na verdade, quem está falhando são seus pais. Falhando em oferecer para você a chance de ser amado, cuidado e tudo mais que os pais podem oferecer ao filho.


Aí você pode me questionar: “Ah, Caio, mas se eu gostasse de jogar bola, meu pai teria gostado mais de mim”. Mas, uma criança só vai gostar de jogar bola se ela teve um pai que conseguiu se vincular afetivamente com ela a ponto de ela querer copiar o pai que, por exemplo, adora jogar bola.


Então, mesmo aquilo que a gente aprendeu como falha, não tem como ser falha, porque não existe nada que uma criança possa oferecer aos pais que ela não tenha ganhado deles próprios.


A partir disso, a gente pode começar a rever ou, pelo menos, questionar esse lugar de insuficiência que ficou colado na gente, mas que na verdade pertence aos nossos pais.


Um filho não tem como frustrar um pai, porque não tem como um filho atender a expectativa do pai, a não ser que ele esteja devolvendo aquilo que o próprio pai deu a ele.


Toda e qualquer frustração que você causou aos seus pais foi fruto da própria incapacidade deles de te dar aquilo que eles queriam ver em você. Porque toda e qualquer criança nasce sem condições de oferecer nada para ninguém!


Já tinha parado para pensar sobre essa perspectiva? Quer entender e começar a trabalhar essa e outras questões? A Comunidade Gays Conscientes pode te ajudar.


Bjpro6


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo