A obesidade cresceu 60% em dez anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Dados apontam que uma em cada cinco pessoas no País está acima do peso. A prevalência da doença passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016.
Diante deste cenário, o Instituto de Psicologia (IP) da USP, está a procura de voluntários que apresentam os sintomas, como dificuldades de alimentação e problemas de controle do peso, para participarem de uma pesquisa sobre o tema.
O estudo será feito pela mestranda Aline Maués, coordenado pela professora Miriam Garcia-Mijares e orientado pela doutora Liane Dahás Jorge de Souza.
O experimento será vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental e ao Laboratório de Investigações Comportamentais (LABIC).
A ideia é produzir tecnologia comportamental para prevenção e cuidado com pessoas que possuem os transtornos alimentares e obesidade, com o objetivo na promoção de perda de peso a partir da redução do consumo de alimentos ultraprocessados.
O voluntário deverá comparecer pessoalmente a quatro encontros no laboratório durante uma semana, onde participará de uma tarefa comportamental e preenchimento de algumas escalas e questionários.
Os interessados devem ter acima dos 18 anos e apresentar obesidade ou sobrepeso – com IMC maior que 30 kg/m² e entre 25 e 30 kg/m², respectivamente -, além de alguma dificuldade no controle da alimentação.
Os voluntários interessados em participar, podem entrar em contato com a psicóloga Aline Maués e-mail controlealimentarusp@gmail.com.
Commentaires