top of page

Tá faltando desejo sexu@l por aí? Pode ser depressão


Às vezes, a gente vai perdendo nosso interesse em fazer sex@, nossa vontade de procurar um parceiro, ou a gente até tem um parceiro, mas não tem mais vontade de viver a experiência sexu@l, de trans@r mesmo. E isso pode estar diretamente ligado a um processo depressivo. “Como assim, Caio?” – Vem comigo que eu vou explicar!


Pra psicanálise, o sex@ tem a ver com uma energia, com uma pulsão sexu@l, que é uma pulsão de vida, que nos empurra pra vida. Essa pulsão de vida tem a ver com o desejo de ir atrás das coisas, de conquistar, de buscar prazer, de viver coisas que aumentem a nossa potência.


Mas, quando a gente está deprimido, o que acontece com a nossa pulsão é que ela retorna. A gente não tem mais esse desejo de buscar fora, a gente não tem desejo de se encontrar com o outro, a gente não tem desejo de buscar o prazer. Esse aspecto da busca fica comprometido.


E, às vezes, essa falta de libido, essa falta de desejo, essa falta de querer se envolver na relação sexu@l, pode ser fruto de um processo depressivo que já está acontecendo, mas a gente não está percebendo.


Porque a gente acaba fazendo as coisas por obrigação. A gente acorda cedo, meio arrastado, mas vai. A gente trabalha, meio sem vontade, mas trabalha. Mas, no sex@ é onde a gente sente que tem escolha. Eu já sou obrigado a fazer a tantas coisas sem vontade, no sex@ eu posso dizer não.


E aí eu vou dizendo não pra aquele lugar que deveria ser uma fonte de prazer, porque, na verdade, a minha vida é uma vida que está ficando cinza, que está ficando sem graça. Se eu pudesse, eu escolheria não fazer mais nada. Mas o único lugar onde eu posso escolher não fazer é no sex@.


Importante ressaltar que isso pode ser só a pontinha do iceberg. Se a gente não atenta que isso está acontecendo, se a gente não percebe que a nossa libido está morrendo, e a gente não faz nada, isso pode aumentar, se generalizar e virar uma depressão mais grave, pois a depressão, muitas vezes, vai avançando aos pouquinhos.


Não espera você estar deprimido, não espera a depressão ganhar corpo, ganhar forma dentro de você. Aproveita esses pequenos sinais que o seu corpo está te dando pra buscar ajuda. Talvez, não seja uma depressão, pode estar ligado à ansiedade ou alguma outra coisa que merece a sua atenção.


O importante é você não ficar sem ajuda! Se precisar de indicação de um bom profissional para te ajudar a encontrar essas respostas, deixa um “eu quero” aqui nos comentários que eu te indico um bom terapeuta, que acompanho de perto.


Se você percebe que a tua libido, que o teu desejo sexu@l está baixo, que você não está com vontade, que quando você vai pro sex@ aquilo não te interessa muito, talvez seja o momento de procurar ajuda, de ir pra terapia e olhar pra esses sinais que o seu corpo está te dando e descobrir o que está acontecendo.


Se precisar de indicação de um bom profissional, que vai poder te ajudar a encontrar essas respostas e, principalmente, cuidar dessas questões, deixa um “eu quero” aqui nos comentários que eu te indico.


Bjpro6

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

bottom of page