Seu pai influenciou quem você é?

Você querendo ou não, gostando ou não, a resposta é: SIM! Seu pai influenciou a sua vida e você carrega as marcas das experiências que viveu com ele.
“Mas Caio, eu nem cresci com o meu pai, mesmo assim ele me influenciou?” – Sim! Porque o pai é o homem mais importante do mundo para a criança.
E mesmo um pai agressivo, violento, ausente, que foi embora, que não se importava... ele representará o homem mais importante do mundo para aquele filho.
Na primeira infância, nenhum outro homem vai influenciar tanto o filho como o pai. O pai tem o poder de influenciar e até moldar o filho, é o pai também que vai trazer perspectiva de identidade para a criança.
O pai é uma figura tão poderosa na experiência do filho, que mesmo que aquele pai não fale nada, a forma como ele se apresenta, ou sua ausência, vai ter um impacto em como aquela criança se sente.
O pai é a primeira presença masculina ou a primeira falta masculina na vida do filho. Então, não importa que tipo de pai foi o seu, ele deixou uma marca e essa marca traz impactos na nossa vida como adulto.
Se você é um homem gay, a sua experiência com o seu pai vai, possivelmente, dizer como você enxerga os seus parceiros. Se você é uma mulher lésbica, a sua experiência com o seu pai, possivelmente, traz marcas na sua relação com o masculino.
E por que estou dizendo tudo isso? Porque ao invés da gente pensar que o nosso pai nem foi tão importante assim, a gente precisa ter coragem para olhar para a nossa história e enxergar as influências e as marcas deixadas por ele.
<