Notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras


O Massachusetts Institute of Technology – MIT, dos Estados Unidos, realizou o maior estudo sobre a disseminação de notícias falsas na internet.


Os pesquisadores analisaram todas as postagens que foram verificadas por 6 agências independentes e foram disseminadas no Twitter entre 2006 e 2017. Foram mais de 126 mil postagens replicadas por cerca de 3 milhões de pessoas.


O estudo concluiu que as informações falsas ganham espaço na internet de forma mais rápida, profunda e com mais abrangência que as verdadeiras.


Cada postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as postagens falsas mais populares – aquelas que estão entre o 1% mais replicado – atingem de mil a 100 mil pessoas.


Se a notícia falsa estiver ligada à política, o alastramento é três vezes mais rápido.


Os robôs aceleram a disseminação de informações falsas e verdadeiras nas mesmas taxas. Ou seja, as notícias falsas se espalham mais rapidamente porque os humanos têm mais probabilidade de disseminá-las.


O estudo teve foco nos Estados Unidos e em postagens feitas em inglês, mas segundo os cientistas, os padrões de disseminação se aplicam a postagens em outras línguas também.


Sim, pessoal, é a nossa impulsividade que faz tanta mentira ser disseminada. Você também já tinha reparado que as fake news se espalham mais rapidamente? Você já espalhou alguma? Ou consegue reconhecer quando uma informação parece falsa?


Compartilha aí e vamos trocar experiências!


Bjpro6!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo