Mesmo sem querer, você reproduz o modelo do seu pai


Já comentei em posts anteriores que a relação com o nosso pai é um molde, uma espécie de matriz inaugural das nossas relações com outros homens.


E em muitos casos, os meninos gays acabam se tornando o próprio pai. Eu explico: tem um conceito interessante do Freud, que diz que “Se eu não posso ter, eu posso ser”. Ou seja, eu tento ter o amor do meu pai de tudo quanto é jeito, não consigo e aí me torno como o meu pai.


Aí você pode me dizer: “Mas Caio, eu não tenho absolutamente nada a ver com o meu pai”. Será mesmo?


Se o seu pai traía a sua mãe com todo mundo e você também trai seus namorados, ou está com um boy e já paquerando o próximo. Esse é você reproduzindo o modelo do seu pai.


Se o seu pai tratava a sua mãe como uma empregada e você quer que o seu namorado esteja sempre ao seu dispor e que faça tudo o que você quer. Esse é você reproduzindo o modelo do seu pai.


Se seu pai era workaholic, chegava em casa tarde e queria que sua mãe estivesse esperando por ele e você trabalha que nem um louco, nunca tem tempo, mas quer os contatinhos a disposição. Esse é você reproduzindo o modelo do seu pai.


Os exemplos são muitos. Mas, em todos eles somos nós não podendo ter o nosso pai, nos tornando o nosso pai, reproduzindo essas atitudes, sem nem percebermos.


Nosso pai é nosso modelo, mesmo que seja um modelo que a gente queira se distanciar. Mas, acima de tudo é um modelo que pode ser parado, desde que primeiro a gente reconheça isso como modelo e passe a escolher outros caminhos.


Fez sentido para você? Já tinha parado para pensar que você reproduz o modelo do seu pai? Quer entender melhor essa e outras questões? Deixa um “eu quero” nos comentários, que te conto como participar da Comunidade Gays Conscientes.


O relacionamento com o nosso pai e as consequências dessa relação em nossa vida é um tema bem amplo e denso, que trato com muito cuidado em meus encontros na Comunidade Gays Conscientes. Se esse é um tema difícil para você, se quer começar a entender, a trabalhar e a inaugurar novos processos, a comunidade pode te ajudar.

Bjpro6

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo