top of page

Está se divorciando? Então você precisa ignorar esses 3 conselhos!



Você com certeza já ouviu o dito popular: “se conselho fosse bom, ninguém dava: vendia".

Pois é... se você está passando por uma dificuldade, sabe que todo mundo esquece desse ditado e quer logo oferecer um monte de conselhos e nem todos vão ser construtivos. Alguns podem até ser bons mas outros podem te deixar ainda pior.


Pensando nisso, resolvi elencar três maus conselhos que recebi após o meu divórcio, mas como sou psicologa vou explicar para você porque esses conselhos não te ajudam.

Minha intenção é te ajudar a filtrar o que você ouve para não ficar perdido nesse momento tão difícil.


1. “Logo você arruma outra pessoa.”


Porque parece bom: Parece encorajador porque faz você sentir que a sua vida vai continuar, que não deu certo uma vez com alguém mas pode dar certo com outra pessoa. Além disso, fica implícito que você parece ser uma pessoa interessante, bonita, inteligente, jovem, etc.


Porque pode ser ruim: Pode ser que você não encontre alguém assim tão rápido (talvez nem deva – mas vamos falar disso depois) e comece a achar que tem alguma coisa errada com você.

Esse conselho também é ruim porque desconsidera seu luto pelo relacionamento que não deu certo e dá a impressão de que o próximo relacionamento vai resolver magicamente as suas dores. Não vai! Pulando de um relacionamento para outro, você só vai estar negando suas dores, sem aprender nada sobre os porquês do seu casamento ter acabado e ainda correndo o risco de repetir os mesmo erros do passado. (Falamos dos motivos das repetições nesse texto: "Você tem sempre os mesmos problemas nas suas relações? A psicologia explica porque:").


Como lidar com isso: Respeite seu tempo. Não tenha pressa para fazer as coisas, se dê um tempo para chorar, para viver os vários lutos que envolvem um divórcio. Revisite seu relacionamento mentalmente quanto for preciso para entender o que você poderá fazer diferente em outra relação, o que você espera de um novo parceiro e o que você quer ou não num novo relacionamento. Vá se abrindo para conhecer novas pessoas à medida que sentir desejo para isso: e esse desejo vai surgir, acredite! Mas não se atropele no processo. Respeitar a si mesmo é um gesto de amor-pró