top of page

Diferenças entre adequação e aceitação


Muitas pessoas acham que estão se aceitando quando, na verdade, estão apenas se adequando.


A aceitação tem a ver com celebrar quem a gente é e inaugurar espaços autênticos. Tem a ver com poder celebrar as diferenças e valorizá-las.


Já a adequação, está diretamente ligada aos processos de modificação. Com a gente se podar para caber. E quantas vezes não fazemos isso?


Por exemplo: se você não costuma passar creme e perfume na sua pele, mas faz isso só quando vai ter um encontro, talvez, esteja se adequando para caber.


Se acha que o mais importante na vida é estar com os amigos, viajar e ter tempo de qualidade, mas acaba só trabalhando para ter uma conta cheia no banco, você está se adequando.


Se você fez faculdade de matemática, porque tinha o sonho de dar aulas, mas está trabalhando em uma multinacional em algo que não gosta, talvez, você esteja se adequando.


Se você precisou emagrecer 10 quilos para poder se sentir bonita, ou se só sente que tem valor quando está em um trabalho bem remunerado, ou se acaba aceitando coisas que não gosta só para te amarem, também está se adequando.


A adequação é sempre quando mudamos algo que somos ou acreditamos para tentar caber. E, às vezes, quando estamos cabendo, estamos adequadamente confortáveis e não autenticamente confortáveis.