Como preparar uma saída do armário bem-sucedida


Algumas pessoas querem sair do armário para os pais ou para alguma figura importante e não sabem muito bem como fazer e, muitas vezes, fazem de formas desastrosas.


No Psi Ensina de hoje vou te dar uma dica que, apesar de não ser regra, pode ser utilizada e eu já vi dar certo para muitas pessoas.


A primeira coisa: escreva uma carta em primeira pessoa contando tudo o que você sente para essa pessoa. Por exemplo, você pode escrever uma carta para a sua mãe contando como se sentia na infância, ou naquela situação específica...


Você até pode enviar essa carta para a sua mãe, mas não é a melhor maneira, porque é importante que você converse com ela.


A escrita é mais para você ter noção do que você gostaria de falar, e fazer isso em primeira pessoa te ajuda a colocar todos os seus sentimentos para fora.


No segundo passo, você pode transformar essa carta em uma lista com tópicos, separando as coisas que precisa lembrar de dizer, mas sem perder o momento pessoal daquela experiência.


Algumas pessoas preferem ler mesmo a carta toda na hora, é um caminho. Porém, lendo você pode deixar de acrescentar algo novo ou acessar alguma emoção.


Outra coisa importante é cuidar do momento. Escolher um ambiente mais tranquilo, em que a pessoa possa estar inteira naquela conversa. Pode ser uma caminhada no parque, ir em algum lugar que vocês gostam ou iam na infância.


E, por último, não faça uma preparação terrorista. Não avisa que você quer ter uma conversa séria, pois assim, a pessoa já vai com medo. Fala que você quer bater um papo, ter um momento bom com a pessoa, pra ela se sentir confortável com a situação.



Eu já ajudei muitas pessoas a prepararem uma saída do armário desse jeito e costumo ver ótimos resultados. Porque a pessoa sabe o que dizer, está segura do que precisa ser dito, não esquece nada, já que separou em tópicos, e ainda assim consegue fazer isso com emoção, porque ela está falando naquele momento.


Mas, se você preparar tudo isso e ainda assim estiver com muito medo, você pode pensar em ler para um amigo que já sabe que você está fora do armário para você não ficar tão imbuído de emoção na hora que for contar para essa pessoa importante, como o seu pai ou a sua mãe, por exemplo.


Ainda assim, as coisas podem não sair como a gente espera. Lembre-se que, se a reação dessa pessoa não for como você espera, talvez, ela precise de mais tempo para lidar com tudo isso.


Fazer da forma mais cuidadosa não garante que vai sair do jeito que a gente imagina, mas é uma maneira de tentar sair da melhor forma possível.


Espero que ajude!


⠀ Bjpro6


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo