top of page

Avengers e a Compulsão


Quando temos algum processo compulsivo, geralmente, queremos esconder porque temos vergonha das nossas compulsões. E a vergonha alimenta o processo compulsivo. Mas, uma coisa que pode ajudar é montar o nosso próprio time de super-heróis!


Que nada mais é do que juntar aqueles amigos que confiamos, que são fortes e vão poder nos ajudar nos momentos de angústia. Assim como os heróis da Marvel se unem para enfrentar o mal a gente pode se unir para vencer a compulsão.


Confira algumas dicas para construir o seu próprio time de heróis!


1. Escolha 1 pessoa de confiança


É importante ter alguém que você considere um porto seguro, alguém que seja seu ponto de apoio e que possa funcionar para você como seu salva-vidas naquele momento.


2. Seja Franco


Tenha uma conversa franca com o seu amigo e conte para ele de maneira completamente honesta qual é a sua questão. Por exemplo: Eu tenho um problema com os aplicativos de pegação, sempre que estou triste, entro lá e acabo traindo meu namorado.


Explique que você descobriu que isso está ligado a um processo compulsivo, que ao invés de chorar, você entra no aplicativo, ou quando está ansioso, entra no aplicativo... Coloque essa pessoa a par daquilo que você sente e peça para que ela funcione para você como uma rede de proteção.


3. Combine uma frequência de ligação


Acerte com o seu amigo que quando você sentir vontade de iniciar esse processo compulsivo, que você possa ligar para ele para conversar. Ou combine de poder enviar mensagem, mesmo que de madrugada. Ou um dia que estiver mais angustiado, se ele pode te atender, independente do horário.


4. Peça abrigo


Um dia que estiver mais angustiado, mais ansioso, pergunte se seu amigo pode vir até a sua casa ou se você pode ir até a casa dele. Se ele tem disponibilidade de dormir na sua casa um dia... Assim, vocês vão construindo esse espaço afetivo.


5. Tenha mais de um amigo


Muitas vezes, não procuramos ajuda porque não queremos ser um peso para o outro. Isso pode ser resolvido não tendo uma única pessoa em sua rede, mas sim dois ou três amigos, para que possa sentir que você pode pedir ajuda para várias pessoas.


E lembre-se de que essas relações podem ser aprofundadas por esse movimento. Além da pessoa poder ajudar, é possível que a relação de vocês fique ainda mais forte.


Pessoal, é muito difícil sair de processos compulsivos, por isso, a rede de proteção é tão importante para ajudar durante toda a caminhada.


Não tenha vergonha, se abra com as suas pessoas queridas, peça ajuda, seja franco, será muito mais fácil com o apoio de pessoas amadas.


Conta pra mim aqui nos comentários se você se abre com seus amigos? Se já tem seu time de super-heróis? E se não tem se vai usar essas dicas para montar o seu?


Bjpro6



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

É possível parar a compulsão de uma vez?

É comum quando percebemos um comportamento compulsivo a gente querer se livrar daquele componente de uma vez só. Então, se eu me masturbo muito quero parar e nunca mais fazer. Ou se como muito doce, q

Comments


bottom of page