A ciência revela: “sair do armário” faz bem!


Estudo divulgado no periódico científico Psychosomatic Medicine revela que homossexuais que se assumem perante a família e amigos têm melhor saúde física e mental.


Os cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, testaram os níveis de cortisol (um hormônio do estresse) e mais de 20 marcadores biológicos.


O objetivo era aferir os níveis de ansiedade e depressão em 87 homens e mulheres na faixa dos 25 anos.


O resultado mostrou que os homossexuais que se assumem perante os outros têm menos sintomas psiquiátricos e menores níveis de cortisol do que os que ainda estão “no armário”.


A pesquisa também identificou menos sintomas de ansiedade, depressão e esgotamento.


Os pesquisadores também ressaltaram que assumir a homossexualidade traz benefícios para a saúde quando existem políticas sociais tolerantes que facilitem o processo.


Em países em que a homossexualidade é crime punível, essa revelação pode ser prejudicial, gerando ainda mais angústias e problemas físicos e mentais.


Aquela ansiedade, cansaço, queda de cabelo ou excesso de peso.... Tudo isso pode ir embora saindo do armário!


Vem pra fora hoje! Vem!


As pesquisas demonstram que assumir a sua homossexualidade é benéfica em vários sentidos, já que melhora a sensação de liberdade e autonomia, aumenta as interações sociais, cria vínculos mais significativos etc.


Mas, ninguém é obrigado a assumir nada para ninguém. É importante que cada um busque aquilo que faça mais sentido para a sua própria vida. E caso precise de ajuda, seja ela profissional ou um ombro amigo, não hesite em procurar!


E se tiver curiosidade em saber se está mesmo fora do armário, já que às vezes achamos que estamos totalmente fora, mas estamos só parcialmente fora dele, clica no teste: “Você está mesmo fora do armário?”.


Bjpro6

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo