top of page

7 sinais de que você se tornou a sua mãe


Existem alguns “sintomas” visíveis de que você acabou se tornando uma versão atualizada da sua mãe: andar pela casa carregando o pano de prato, sair apagando as luzes da casa toda porque você não é sócia da empresa de energia ou se ouvir gritando “quem foi que sujou isso aqui que eu acabei de limpar?!”

Mas alguns sintomas não são visíveis... embora você saiba que eles estão ali. Sim, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais porque agora você:


1. Você repete as histórias

Você já relembrou algumas cenas da sua vida tantas vezes que não se lembra mais para quem contou qual história. Na dúvida, você acaba contando de novo, até perceber que seu amigo está terminando a história para você porque já sabe de cor! Na vida adulta nós temos coleções de histórias mas é curioso como apenas algumas delas são repetidas de novo e de novo... Elas acabam definindo quem somos e sendo meio que um “resumo” dos anos que já se foram.


2. Você aperta bochechas

Sim, um dia você vira essa pessoa que grita “meu Deus, como você cresceu!” e pergunta como aquele bebezinho rechonchudo que você conheceu se tornou essa pessoa tão grande. Na verdade nesse caso você não se tornou sua mãe, mas suas tias hahahah Quando você era adolescente você jurava que nunca faria isso, não é? Pois é, esse dia chega para todos.


3. Você é meio pessimista

Lembra de quando você era jovem e achava que iria mudar o mundo? A não ser que você seja um extremo otimista, você já se pegou pensando “isso não tem jeito”, “isso nunca vai mudar”. É meio triste como acabamos vendo tantas coisas erradas se repetirem que acabamos perdendo um pouco da esperança de vermos mudanças em algumas coisas. Você não precisa continuar sendo um pessimista (é possível ver coisas boas acontecendo!), mas com certeza como adulto é preciso fazer um esforço a mais para ver o lado bom de algumas coisas.