6 dicas para não comprar gato por lebre


Em uma época em que os fatos objetivos têm menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais, a busca pela verdade fica cada vez mais difícil!


Por isso, no “Psi Ensina" de hoje trago algumas dicas para você não acreditar de cara em tudo que lê, assiste ou escuta por aí...


1. Vá até o fim


Leia, assista ou escute a informação por completo e não apenas o título ou as primeiras frases. E se não entendeu o conteúdo direito, leia novamente.


2. Verifique a fonte


Confira em que lugar foi publicada aquela informação e quem está afirmando “tal coisa”. É uma pesquisa relevante? De uma instituição renomada? É baseada em dados científicos? É um especialista quem está afirmando?


3. Pesquise outros canais


Faça uma busca e confirme se a informação em questão foi publicada em outras fontes confiáveis e se a origem do dado/informação tem procedência.


4. Questione sempre


Antes de compartilhar ou sair falando por aí se pergunte se aquela notícia revolucionária tem chances de ser falsa. Na dúvida, pesquise mais e não passe para a frente a informação.


5. Verifique a data


Algo pode, realmente, não ser falso, mas ter acontecido há muito tempo e não fazer mais sentido hoje em dia.


6. Participe de grupos de estudos


Compartilhe informações e ideias com pessoas diversas, que vão te trazer conhecimentos variados sobre muitas temáticas diferentes.


Não tem jeito minha gente. Não ser enganado dá trabalho, mas vale a pena!


Então, sem preguiça. Bora seguir as dicas.



Você também se preocupa em absorver informações verdadeiras e só espalhar o que realmente tem comprovação?


Utiliza uma dessas dicas que mencionei? Tem outras boas ideias também? Compartilha com a gente!


Bjpro6

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo