top of page

05 Dicas para lidar com a tristeza (e indicações de músicas para acompanhar)


Quantas vezes a tristeza chegou e você quis logo passá-la para trás?

Sentir a tristeza pode não parecer muito confortável, ainda mais em uma sociedade que está o tempo todo afirmando que “você deve ser forte”, “a tristeza não pode fazer parte de sua vida”, “Seja feliz... Seja feliz... Seja feliz”.


Mas você sabia que a tristeza é uma emoção inerente ao ser humano e que precisa ser percebida, sentida e vivida? Parece óbvio e até é, mas o movimento que percebo algumas vezes é de colocá-la “embaixo do tapete” por considerarmos que não podemos dar muito espaço. Estou constantemente exercitando minha capacidade de observação e autopercepção para não me deixar ser levada pelo furacão da rotina.


Pensando nisso, separei cinco dicas que podem te ajudar a olhar para a tristeza sem encará-la como vilã:

1 - Sinta a tristeza


Quando surgir, deixe vir e observe como ela te toca e afeta o seu corpo, quanto mais entrar em contato, maior a chance de perceber como ela te move.


Faça o exercício de reflexão e autopercepção (é literalmente parar e observar o que está acontecendo com você naquele momento), você poderá realizar descobertas nunca percebidas antes por não ter olhado para os seus momentos tristes.


Não procure substituir suas sensações, a possibilidade de sair de um estado emocional para outro existe quando você vive a emoção.

2 - Não seja radical