Psicologia Clínica da Experiência

A Psicologia Clínica da Experiência (PCE) é uma abordagem integralista que entende que o sujeito se constitui a partir das suas experiências. São as experiências desde o início da vida que compõe, tornam e modificam a identidade de uma pessoa.

Assim, a experiência ganha um lugar de destaque dentro da atuação do terapeuta que trabalha com PCE.  Para a PCE a pergunta que ira nortear os atendimentos clínicos SEMPRE será “O que esse paciente precisa nesse momento” e depois de ter essa pergunta respondida, o terapeuta ira se perguntar “como proporcionar isso a esse paciente?”.

Na PCE cada paciente é único e por isso o que ele precisa será singular. Não existem intervenções boas ou ruins a priori, assim a PCE se insere dentro da psicologia como uma prática completamente contextual.

Uma abordagem que entende o homem psicossomaticamente e por isso dá ao corpo um lugar tão importante quanto à mente. Verdade, criatividade, experiência, coragem, ética, justiça, integralidade, potencialidade, processualidade, amor ao fato, sinceridade, afeto, encontro e permanência são bases fundantes dessa teoria assim como alguns autores como Winnicott, Espinoza, Foucault, kohlenberg , Tsai entre outros.

Workshops

Supervisão Clínica

Terapia Individual

Terapia de Casal

Um espaço de mudança, aceitação, encontro consigo mesmo e com o outro. Uma experiencia de afeto e presença em dias de frieza emocional e apatia.

Um dos três pilares fundamentais para todo psicologo que quer investir em sua prática clínica.

Um espaço seguro para reencontrar o afeto, o amor e a comunicação perdida ao longo do tempo na relação.

É um processo psicoterapêutico intensivo! É como se você pudesse viver três dias intensos de terapia. A diferença que isso não é feito de forma apenas intelectual ou com conversas infindáveis. É um processo vivencial, dinâmico e muito, muito intenso!

Você sai da sua casa, vai para um local cheio de natureza e totalmente preparado para te proporcionar uma EXPERIENCIA transformadora.

Mas não se engane, diferente de muitos encontros que existem, essa não é uma vivencia de auto-ajuda, motivacional, coaching ou mesmo religiosa. Não! É um evento terapêutico e psicodinâmico, é Psicologia.

Todo processo é conduzido por psicólogos experientes na clínica, treinados tecnicamente e que já passaram, eles mesmos, como pacientes pelo “mergulho”.  Afinal, acreditamos que só é possível levar os outros a lugares onde nós mesmo já chegamos.

Esse é uma experiência apenas para pessoas que não estejam esperando respostas mágicas e receitas milagrosas. Nesse encontro não é proposto um método infalível de cura de todas as dores (aliás, isso não existe!), muito pelo contrário, é um convite para você ser mais autentico, mais real, mais fiel aos seus valores. É um mergulho em si mesmo, para se despir de tudo o que a sociedade, a cultura e as instituições imprimiram em você e se tornar genuinamente você mesmo. Você ira revisitar sua história, desde a sua infância até a vida adulta, passando pelas relações familiares, corpo, sexualidade, auto-imagem, relacionamentos, intimidade, escolhas e postura diante da vida.

O “Mergulho” irá te colocar diante de você mesmo e então você poderá se re-conhecer!

Artigos e Vídeos

Artigos

Sobre Mim

Caio Graneiro

Sou psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduado em Psicologia Sexual e com formação internacional em "Existential Well-being Counseling: A Person-centered Experiential Approach" pela universidade Belga KULeuven. Mas o que realmente importa sobre mim é que sou uma pessoa que ama contribuir para o crescimento real das outras.

Como psicólogo clínico atuo principalmente com atendimento de adultos e casais, numa perspectiva de atendimentos no continuum expressivo-suportivo. Em outras palavras, eu sou verdadeiro e digo o que tenho que dizer (expressivo), mas também vou te acolher e ajudar a passar por qualquer dificuldade (suportivo). 

Trabalho também diretamente na formação e treinamento de psicólogos, dando supervisão e cursos sobre a prática da psicologia clínica. Acredito que trabalhar na formação de psicólogos é minha forma de devolver um pouco de tudo o que eu tenho aprendido.

Sou idealizador e coordenador do “Mergulho”, um evento intensivo de psicologia clínica para pessoas que querem desenvolver autoconhecimento, tanto pessoalmente, como em casal ou até como profissional de psicologia.

Fui também idealizador do “homens pensantes”, grupo de estudos que acontecia na Irlanda para homens. Nele fazíamos reflexões sobre os temas referente ao homem contemporâneo e seus sofrimentos.

Tenho mais de 10 anos de experiência no trabalho com inclusão, processo de aculturação e preparação de profissionais para o trabalho com pessoas com deficiência.

Sou Fundador da Escola Verbo em Movimento, ministro cursos e palestras sobre os temas da educação e desenvolvimento humano.

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

Telefone e WhatsApp:

 +55 11 98800-0655